Os brasileiros estão consumindo mais importados, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Uma pesquisa da entidade divulgada nesta quinta-feira (14) mostra que o chamado “coeficiente de penetração das importações” subiu 0,7 ponto percentual e alcançou 21,8% no terceiro trimestre de 2013.

Ainda de acordo com a CNI, a participação de importados no consumo registrou, neste período, uma das maiores variações desde o segundo trimestre de 2010. “A elevação do indicador é observada por 14 trimestres consecutivos e é explicada, principalmente, por dificuldades do lado da oferta, com a perda de competividade da indústria”, informa estudo feito em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

Na indústria de transformação,  a participação dos insumos importados na produção aumentou 0,6 ponto percentual no terceiro trimestre e alcançou 20,3%. Os setores da indústria de transformação em que o coeficiente de importação teve maior expansão foi o de produtos farmacêuticos, o de derivados do petróleo, de máquinas e materiais elétricos e informática, eletrônicos e ópticos, acrescentou a CNI. Na indústria extrativa, o coeficiente de penetração das importações foi de 53,4%.

Já o “coeficiente de exportação” a preços correntes, que indica o percentual de participação das vendas externas no faturamento da indústria, ficou estável em 19,2% no terceiro trimestre, de acordo com a entidade. “O coeficiente reflete o fraco desempenho externo dos produtos industrializados nacionais”, afirma o estudo. Na indústria extrativa, o coeficiente de exportação alcançou 67,3% e, na indústria de transformação, 15,7%.

Fonte: Globo.com