Segundo pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina, cerca de 35 mil trabalhadores conseguiram sair do cadastro negativo e já afirmam que devem voltar a fazer compras.

Para a gerente do SPC em Teresina, Eline Castro, o segundo semestre sempre favorece ao crescimento do número de pessoas que procuram deixar a lista do SPC. “A partir do segundo semestre do ano já começamos a notar um aumento no número de trabalhadores que vão até as lojas para quitar suas dívidas, já que muitos começam a receber metade do 13º ou já está reduzindo as dívidas do primeiro semestre, como: material escolar, pagamento de imposto de renda e outros. Os consumidores querem poder fazer compras sem problemas com o crédito”, explicou.

A gerente também alerta que esse crescimento é gradual, começando pelo mês de agosto. “Em setembro nossa expectativa é que o número de pessoas que busquem o SPC possa chegar a 40 mil consumidores”, conta.

A consulta, inclusão ou retirada do nome de um cliente no SPC é feita pelo estabelecimento através da internet. A sede do SPC não realiza esse procedimento, mas informa ao cidadão, por meio do CPF, se há ou não algum débito e em qual estabelecimento comercial.

A operação para retirar um nome do SPC leva 24h ou mais, dependendo da empresa. No caso de filiais, o pedido é enviado e liberado pela matriz.