A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) realizam no sábado (28), na Praça do bairro Marquês, Zona Norte de Teresina, uma manhã de Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo, reúne informações de bons pagadores, viabilizando que empresas ofereçam vantagens aos clientes que estejam incluídos no banco de dados, como crédito mais fácil e barato.

A adesão é opcional e quem quiser usufruir dessas vantagens pode se dirigir no sábado (28), a praça do Marquês, e buscar o stand da CDL de Teresina. O cliente precisa se cadastrar, autorizando o acesso a suas informações. De todos os dados consultados, o Cadastro disponibiliza apenas aqueles referentes a compromissos assumidos e o seu pagamento – já que a inadimplência consta no cadastro negativo. No financiamento de um carro, por exemplo, os dados disponíveis serão valor da compra, parcelas, vencimentos e pagamentos realizados.

Para Eline Castro, gerente em Teresina do SPC, o principal beneficiado será o consumidor. Ela explica que isso acontecerá porque o comércio terá acesso aos dados que indicam o baixo risco de conceder crédito ao cliente. “A principal consequência disso é a diminuição das taxas de juros ofertados aos clientes. Com os dados de que ele é um bom pagador, o setor poderá reduzir os juros, pois terá menor risco”, destaca Eline.

Com os seus dados em mãos, as empresas também podem trabalhar com crédito pré-aprovado, diminuindo a burocracia na hora da análise. “Com as transações de crédito já conhecidas pelo comércio e financeiras, os riscos serão menores”, enfatiza a gerente.